E.E.B. Maria Da Glória Silva


Fachada da escola

Foto antiga da escola

Muito amor por esta escola

Fachada da escola
Histórico
Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Silva: 1950 – 2019, “Uma retrospectiva no tempo”.
A Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Silva é uma escola pública de referência em qualidade de educação, que busca cada vez melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial além do conhecimento sistematizado.
Foi fundada em 06 de outubro de 1950, de acordo com o Oficio nº 2.443, na localidade de Urussanga Velha, distrito de Içara, como Escola Isolada Professora Maria da Glória Silva.
Em 02 de setembro de 1953, segundo decreto nº 75, foi transferida para a Vila São José no mesmo município, com denominação de Escola Reunida Professora Maria da Glória Silva, de Segunda Linha Sangão.
Com a abertura das minas de carvão na localidade de Mineração em Içara, hoje Bairro Aurora, a Escola foi transferida em 15 de fevereiro de 1968 com a denominação de Grupo Escolar Professora Maria da Glória Silva.
No ano1971, foi criada uma 5ª série, porém a mesma pertencia a E.B. Antônio João de Içara.
Em 11 de abril de 1972, de acordo com o decreto / E/ SEE / 5 / 4/ 72 nº 129, publicado no Diário Oficial do Estado nº 9.470, ficou transformada em Escola Básica Professora Maria da Glória Silva, por Decreto do Senhor Governador de Estado, Colombo Machado Sales.
Na época a mesma foi inaugurada pelo prefeito do Município de Içara Ângelo Lodetti.
Aos 28 de março do ano 2000, a Portaria E/017 SED, alterou o a denominação para Escola de Ensino Fundamental Professora Maria da Glória Silva.
A luta da comunidade pelo Ensino Médio foi concretizada com a assinatura do Parecer nº 421 de 25/01/2005 determinando o Ensino Médio de Educação Geral com a denominação da Unidade Escolar como Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Silva. O Ensino Médio veio oportunizar aos alunos, complementarem seus estudos dentro da U.E.
A partir de 2007, a escola implantou o Ensino Fundamental de 09 anos, concomitantemente com o Ensino Fundamental de 08 anos, em andamento.
Em 2012, a escola implantou o Ensino Médio Inovador, que veio oferecer a ampliação do ensino e oportunizar aos educandos um aprendizado mais dinâmico.
Em julho de 2012 foi realizado o concurso de criação da nova bandeira e do novo emblema da escola, havendo a participação de todos os alunos.
Em agosto de 2012 com a maioria dos votos foi escolhida a bandeira criada pelo o aluno Samuel de Bona Sartor da Silva da turma 801 e o emblema criado pela a aluna Kathiê Goulart Librelato da turma 801. Através deste concurso, elucidou-se o significado do novo logotipo da Escola, tendo um livro no centro da bandeira que representa o conhecimento, sendo que as cores representam:
-
Verde: Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio;
-
Branca: representando a busca incessante da paz por meio da pacífica convivência escolar;
-
Preto: resgata a história do bairro marcada pela mineração do carvão que gerou riquezas para o bairro e o município de Içara.


Em 2014 foi impresso a 1ª edição do jornal “Ecos da Escola”. Todas as atividades realizadas em 2014 estão registradas no jornal. O nome do jornal foi escolhido através de concurso que iniciou em agosto de 2013 e, encerrando com votação no dia 09 de setembro de 2013. O nome vencedor foi “Ecos da Escola”. Trabalho construído pela professora Eliane de Bona Sartor da Silva com as turmas 501 e 502 de 2013.
A escola tem primado oferecer um ensino de boa qualidade voltado para valorização do educando como ser humano e tem como Missão: Educar para os desafios do Mundo Contemporâneo.